O papel da liderança na retenção de equipes

retenção de profissionais

De acordo com estudo realizado pela Hay Group, empresa global de consultoria de gestão de negócios, cerca de 70% dos casos de conflitos hierárquicos são responsáveis pelo clima pesado nas empresas, além de ser a causa de 28% dos piores resultados financeiros nas companhias.

A produtividade da empresa pode cair significativamente quando os colaboradores se sentem desmotivados pela falta de preparo de seus líderes.

Uma das alternativas para reverter o problema são treinamentos específicos que trabalham o desenvolvimento de habilidades e ferramentas para a gestão das pessoas ou da equipe.

A falta de feedback, a ausência de foco nos colaboradores e uma gestão baseada no autoritarismo são situações que levam organizações a contratarem empresas para auxiliarem na consultoria de pessoas.

A liderança despreparada leva a um alto nível de absenteísmo e desligamentos, o que pode ser revertido com o auxílio de treinamentos específicos para gestão de pessoas.

O investimento na capacitação de líderes apresenta como resultado melhoras no clima da organização, aumento dos níveis de produtividade, redução de ausência dos colaboradores e turnover e aumento da qualidade dos produtos oferecidos.

A partir de ações de gestão de pessoas também é possível notar que um forte fator de retenção em uma empresa é uma boa gestão.

Os resultados podem ser mensurados por indicadores e por pesquisa de clima organizacional, realizada de tempos em tempos pelas empresas.

Toda a cadeia empresarial pode ser melhorada após o investimento para gerar líderes preparados.

A relação entre cliente e fornecedor interno da empresa também apresenta significativa melhora, aprimorando a entrega do serviço que impacta positivamente na qualidade do produto, satisfação do cliente e em resultados organizacionais positivos.

Comentários