Empreendedorismo feminino: como conciliar trabalho e família

conciliação do trabalho e família

Segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedorismo feminino está cada vez em alta.

De acordo com o estudo, as mulheres brasileiras representam 46% do número de pequenos empresários do país.

Sabendo disso, fica a dúvida: Como conciliar família e trabalho com o dia a dia corrido e a dedicação que uma empreendedora precisa ter?

Para auxiliar as mulheres empreendedoras que sofrem para manter todas as áreas da vida em perfeito equilíbrio, selecionamos quatro importantes dicas.

1. Administre seu tempo

Isso significa dosar bem as energias e o tempo dedicados às prioridades da vida da pessoal e dos assuntos profissionais.

Ou seja, manter o foco no que é essencial dentro do ambiente de trabalho e, ao chegar em casa, lembrar que os filhos e a família, também precisam de atenção e dedicação.

2. Compartilhe ambições, objetivos e desafios

Encontrar o justo equilíbrio entre a carreira e a família significa aprender ir em direção às ambições profissionais sem que isso seja um obstáculo para o bem-estar de todos em casa.

Compartilhar os projetos de trabalho, comunicando e dividindo antes as metas e sonhos profissionais, permite que a família participe e não se sinta excluída.

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes no equilíbrio da gestão familiar.

3. Entenda quais são suas prioridades

A administração do tempo não é algo que tem a ver com a quantidade de horas à sua disposição especificamente, mas depende das nossas escolhas, do jeito como utilizamos nossos recursos, em que vamos direcionar a nossa energia, foco e entusiasmo.

Estar em equilíbrio e administrar o próprio tempo e prioridades significa tomar decisões claras e em harmonia com o que é importante e essencial para nós.

Antes de pegar a agenda para organizar as tarefas, dedique alguns minutos para refletir e responder a algumas questões como: "O que é realmente importante para mim?", "O que me faz feliz e satisfeita?", "O que quero nos próximos anos?", "Quais os objetivos mais importantes para mim?".

Uma adequada organização da agenda e do tempo começa com uma profunda análise dos próprios valores, objetivos e prioridades.

Esse processo reflete positivamente no ambiente da casa.

4. Empatia e amor

É importante se colocar no lugar do outro e ver a realidade com os seus olhos.

É fundamental cuidar da família como um ser vivo, que precisa de atenção, dedicação e amor para sobreviver de forma saudável e não se perder na solidão emocional.

No exemplo e na coerência de nós adultos, os nossos filhos se espelham, constroem o caráter, a identidade e a relação com a vida.



E você empreendedora? Como faz para conciliar o tempo com a família e o trabalho? Divida suas experiências!

Comentários